Entenda como bombas de engrenagens funcionam e suas principais utilizações na indústria

A bomba hidráulica é um componente do sistema hidráulico que tem uma grande importância para o funcionamento dele como um todo, sendo o componente responsável por fazer com que a energia mecânica gerada seja convertida em energia hidráulica. As bombas de engrenagens funcionam com o bombeamento de óleo para o pórtico de saída pelo movimento feito pelas engrenagens, cujos dentes geram um vácuo causado por suas movimentações e permitem que este procedimento aconteça com o auxilio da pressão atmosférica.

As bombas de engrenagens são formadas por uma carcaça com canais de entrada e saída em pequenos tamanhos e também por um conjunto de duas engrenagens que fazem o bombeamento de líquidos. Neste sistema, uma engrenagem se aciona por meio do motor e a outra pelo movimento da primeira. Assim, a bomba libera o fluído – normalmente o óleo hidráulico – de forma potente. Ela é especificada por sua capacidade máxima de pressão na operação e por seu deslocamento, mas também tem uma temperatura exclusiva para operação, vazão e rotação máxima.

Tipos de bomba de engrenagens

São dois os tipos de bombas de engrenagens:

Bomba de engrenagens interna: operam com diferentes líquidos, entre eles tóxicos e até corrosivos dependendo de suas características construtivas. Possuem longa vida útil, com rendimento elevado e vazão constante e sem pulsar. Este tipo desmonta com facilidade e também tem manutenção simples, com bombeamento reversível e uma válvula de alívio.

Bomba de engrenagens externa: uma das engrenagens é responsável pela potência e pela rotação provenientes do motor e a outra faz o chamado engrenamento. Tem custo inicial menor, porém tem mais chances de vazamentos e falhas em casos de altas rotações.

Como e onde utilizar bombas de engrenagens

As bombas de engrenagens estão presentes em diversos segmentos industriais. É importante adequar as funcionalidades delas para cada atividade em que forem aplicadas e isso deve ser feito após análise de capacidade de volume, se o modelo escolhido tem canal de lubrificação e se contam com os mancais de rolamento precisos.

Na indústria agrícola, onde são muito utilizadas, podem ser encontradas em tratores, adubadoras, semeadoras, pulverizadoras, colhedeiras e até plantadeiras e ceifadeiras. Além deste setor, também estão no segmento têxtil, químico, petroquímico, farmacêutico, siderúrgico, alimentício e metalúrgico.

Já sabe tudo sobre as bombas de engrenagens e acha que precisa de uma em seus sistemas? A Huade está aqui para ajudar! Somos uma empresa especializada e certificada em sistemas hidráulicos e eletrônicos e estamos sempre atualizando e progredindo com nossos produtos e serviços para melhor atender ao que você procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2020 | Todos os direitos reservados.

Exent | Performance Marketing