O que é tubo de parada e a sua importância para o cilindro

A presença de um cilindro em um sistema linear hidráulico ou pneumático é essencial. Ele é um atuador mecânico importantíssimo para o funcionamento desses sistemas, já que é responsável por aplicar força em dado momento do funcionamento. Recebe energia do fluido (líquido ou gás) por uma bomba ou compressor e uma válvula direcional e, então a energia do impacto se transforma em energia mecânica para o sistema.

Alguns sistemas precisam de um cilindro de curso longo, consequentemente uma haste longa. Esses cilindros, todavia, precisam de uma haste com diâmetro adequado para ter resistência à flambagem, primordialmente em sistemas hidráulicos. Entre os componentes que ajudam nessa função está o tubo de parada.

O que é o tubo de parada

Também chamados de luva de metal, os tubos de parada são componentes que se fixam na haste do pistão do cilindro. Ele mantém separados o pistão e a guarnição da haste no mancal quando a haste está totalmente estendida. Considerando que a guarnição é um mancal, a tolerância à carga é pequena quando ele dá suporte para o movimento de avanço e retração.

Neste cenário, o tubo de parada é um ponto de apoio da haste, protegendo a guarnição distribuindo carga por ele inteiro, entre pistão e vedação. Em cargas maiores sem guia de direcionamento, o pistão pode sobrecarregar a haste e, consequententemente, o mancal, gerando uma sobrecarga.

Como o tubo de parada ajuda o sistema hidráulico

Em um sistema regular que responderá apenas a cargas de tração, a haste normal nº 1 garante a resistência suficiente nos limites de pressão e curso do sistema. Porém, em cargas de compressão, é necessário ter resistência à flambagem. É aí que entram os tubos de parada.

Seu uso depende de um estudo que avalia o curso, a extensão da haste (caso tenha alguma), como a haste e o cilindro estão fixados na máquina, suas posições em conjunto e qual é a força de compressão que o cilindro deverá executar. O resultado disso vai implicar na aplicação do tubo de parada para manter as cargas aplicadas nos mancais e nos êmbolos, reduzindo os esforços desses componentes.

Entendeu tudo sobre os tubos de parada e já está pronto para começar a usá-los em seus sistemas com cilindro? Agora é hora de contar com a ajuda da Huade! Somos uma empresa especializada e certificada em sistemas hidráulicos e eletrônicos e estamos sempre atualizando e progredindo com nossos produtos e serviços para melhor atender ao que você procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2020 | Todos os direitos reservados.

Exent | Performance Marketing