O QUE É VISCOSIDADE DO ÓLEO E A IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA

Ao escolher um óleo para o seu sistema, é de extrema importância que se leve em conta qual é a viscosidade própria do fluido. É por meio dela que se descobre qual é a fluidez do óleo para cada tipo de temperatura e, com isso, é possível medir como ele irá se comportar dentro do seu sistema.

A regra da viscosidade é simples: quanto mais viscoso, mais grosso e maior a dificuldade do liquido ao escorrimento, e quanto menos viscoso, mais fluido é fino, mais rápido e fácil será o seu escoamento. A textura é importante porque o óleo deve ser viscoso o suficiente para gerar, em todos os equipamentos do motor, uma película protetora. Porém, se o fluido é grosso demais, pode ser, na verdade, uma resistência para o movimento das peças do motor. Com isso, foi criado o Índice de Viscosidade (IV), que mede a quantidade de oscilação da viscosidade quando o ambiente muda de temperatura para cima ou para baixo.

Os óleos mais viscosos demandam maior esforço do motor como um todo e os menos viscosos fluem mais naturalmente, lubrificando todas as peças do sistema de forma rápida e uniforme. Por conta da boa fluidez de óleos menos viscosos, há também um menor desgaste das peças do sistema e, por consequência, o sistema pede menos reparos, trocas e manutenções de seus equipamentos mas tudo deve ser analisado antes de utilizar determinado óleo para o seu sistema, uma vez que o mesmo pode interferir diretamente na eficiência do seu sistema.

Como medir a viscosidade de um óleo

Que a viscosidade é de extrema importância para as máquinas e os sistemas já deu para entender. Agora, o que poucas empresas sabem é que essa viscosidade pode ser medida para cada caso.

A maneira mais fácil e simples de medir é usar o viscosímetro. Vai indicar quais são as condições específicas de um determinado óleo lubrificante e, assim, será possível saber se ele é ou não o ideal para o seu sistema. No caso, será possível medir exatamente a viscosidade do óleo com base em uma temperatura específica.

Classificação de óleos lubrificantes – Norma ISO

Os óleos lubrificantes para uso industrial seguem as regras de nomenclatura proposta pela Norma ISO. Os nomes contam com a sigla Vg (“Viscosity grade”, ou grau de viscosidade) e um número que varia entre 2 e 1500 centistokes, representando a viscosidade média do óleo a 40ºC. Sendo assim, um óleo Vg 145 tem uma média de viscosidade de 145 centistokes a 40ºC.

Agora que você está por dentro de tudo sobre a viscosidade do óleo e como ela é importante para o sistema, a Huade está aqui para ajudar! Somos uma empresa especializada e certificada em sistemas hidráulicos e eletrônicos e estamos sempre atualizando e progredindo com nossos produtos e serviços para melhor atender ao que você procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2020 | Todos os direitos reservados.

Exent | Performance Marketing