Diferenças entre vazão e pressão

Saiba identificar o que é e seu significado

Para entender a diferença entre pressão e vazão em sistemas hidráulicos é preciso conhecer o que são elas e sua importância em um sistema. A pressão é a força exercida pelo fluido ou ar aplicado em determinada área do equipamento, já a vazão é o fluxo continuo do volume desse fluido ao atravessar de um ponto a outro num intervalo de tempo.

As unidades de medição de pressão mais comuns no setor hidráulico são: “bar”, “psi”,”kgf/cm². Já no caso de vazão, a unidade deve ser dada em um volume sobre determinado tempo como m³/min, sendo que as mais aplicadas são: litro por minuto(LPM) e galões por minuto(GPM).

São grandezas com conceitos completamente diferentes, mas com uma relação direta muito importante para um sistema hidráulico. Podemos dizer que são as duas mais importantes aplicadas em geração de potência hidráulica.

Diferenças entre vazão e pressão

A vazão de um fluido pode ser determinada de algumas formas, pois vai depender de como ela é dada, se é e litros por minuto ou galões por minuto. Um exemplo, se for litros por minuto em um sistema hidráulico a bomba vai gerar um certo volume de fluido para o equipamento e essa medição de litros por minuto vai determinar o tempo e a velocidade com que o atuador se movimentará.

Levando em consideração os aspectos da vazão, podemos então realizar a regulagem de velocidade de trabalho de máquinas por meio de ajustes da vazão do sistema oferecido pela bomba hidráulica. Com tal ajuste das válvulas reguladoras de vazão, realizamos a intensificação da operação de avanço e de recuo de um atuador linear ou a rotação por minuto gerenciada em um motor hidráulico.

A pressão é a força exercida pelo fluido em uma área determinada. Neste contexto, para que consigamos gerenciar maior força dentro de um sistema hidráulico sem que seja modificada a área de aplicação desta pressão, é possível realizar o aumento da pressão no sistema por meio de regulagem, levando SEMPRE em consideração os aspectos construtivos do equipamento que, possui uma limitação em cada um de seus componentes.

Um exemplo disto é uma bomba A10VSO da Huade que possui uma limitação de pressão de 280bar, sendo assegurada pelo fabricante uma operação do sistema com segurança e máxima eficiência até tal valor da grandeza. Ao trabalhar a cima deste valor, além de riscos estruturais em sua maquina como danificação da bomba, pode-se acontecer riscos ainda maiores como danos aos operadores situados nas margens de trabalho.

Sempre recomendamos uma maior atenção quanto a essa grandeza e ao entendimento de como é aplicada dentro de um sistema Hidráulico procurando sempre se especializar no entendimento hidráulico.

Sempre procure por profissionais que possam lhe auxiliar na escolha dos melhores sistemas e que estejam de acordo com suas necessidades, a Huade é especialista no fornecimento de produtos e serviços com atuação consolidada no mercado de hidráulica industrial e mobil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2024 | Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing