Como funciona o processo de instalação de um sistema hidráulico.

No campo industrial, existem muitas opções para operar várias máquinas e permitir a realização de qualquer trabalho. O sistema hidráulico é encontrado em muitos campos, mas particularmente na operação de equipamentos pesados. Este sistema permite realizar inúmeros movimentos e acionar elementos que requerem uma força considerável. Mais utilizados para realizar grandes movimentos, mas também sendo possível o controle de movimentos precisos, existem sistemas hidráulicos para equipamentos de direção, frenagem, transmissão, entre outros, em sistemas industriais.

Com máquinas controladas e operadas hidraulicamente, alguns componentes não podem ser alterados porque a estrutura da máquina determina sua localização. No entanto, outros componentes podem e devem ser colocados onde sejam fáceis de conectar, acessíveis e de fácil manutenção.

Iniciando um projeto de instalação do sistema hidráulico.

Os projetistas de sistemas devem evitar linhas de fluido sempre que possível e, em vez disso, usar manifolds ao conectar componentes. O objetivo de todo projetista deve ser reduzir os pontos de vazamento em potencial e tornar a manutenção o mais fácil possível.

Ao projetar a máquina base, os engenheiros devem garantir que haja espaço adequado para direcionar mangueiras e tubos e reduzir possíveis pontos de vazamento. Também é importante coordenar o planejamento do sistema hidráulico com outros sistemas, por exemplo, para fornecimento elétrico, lubrificante ou combustível na máquina.

Os projetistas de sistemas devem primeiro determinar se a tubulação é melhor para uma aplicação específica. Mangueiras e tubos têm vantagens específicas. Por exemplo, os tubos podem ser dobrados em raios menores e colocados em espaços mais apertados. Além disso, eles são menos sensíveis ao calor ambiente mais alto e são adequados para líquidos mais quentes do que as mangueiras.

Por outro lado, os tubos podem ser achatados ou danificados por impactos, enquanto as mangueiras são elásticas e retornarão à sua forma original após a absorção de um impacto. Os tubos também podem ficar fatigados quando conectados a componentes vibratórios de alta frequência, enquanto as mangueiras absorvem as vibrações.

Para execuções longas, a tubulação pode exigir uma série de curvas intrincadas e de tolerância apertada que dificultam a instalação. As propriedades de flexão das mangueiras, por outro lado, permitem que elas sejam adaptadas ao contorno desejado. As mangueiras também podem absorver alguns surtos momentâneos de sobrepressão, resultando em um fluxo mais suave e uma operação mais linear e silenciosa, quando a rigidez hidráulica é necessária.

Questões de design importantes na instalação do seu sistema hidráulico

  • Linhas maiores primeiro

Durante a instalação, as linhas de maior diâmetro devem ser encaminhadas primeiro, pois são as mais difíceis de dobrar e manobrar. Linhas menores oferecem mais flexibilidade ao colocar e são mais fáceis de instalar em espaços apertados. Após a instalação das linhas grandes, as tubulações menores podem ser adaptadas para economizar o máximo de espaço possível. Isso também torna as alterações ou adições futuras aos acessórios mais fáceis e econômicas.

  • Comprimento correto da mangueira

A aparência e a operação eficiente de um sistema geralmente dependem do comprimento correto da mangueira. O material de mangueira desnecessariamente longo aumenta a perda de pressão e os custos do sistema. Ao calcular o comprimento da mangueira, é importante lembrar que a mangueira pode expandir em até dois por cento ou contrair em até quatro por cento.

  • Pontos de articulação

Em uma instalação, as mangueiras podem ser curvadas, mas não torcidas. O melhor resultado e mais eficiente para um sistema hidráulico é oriundo de curvas de montagens de mangueiras pré-dimensionadas e com a menor quantidade possível, além de sempre manter estas montagens dentro do contorno da máquina.

Para conseguir isso, a mangueira é posicionada de modo que se dobre como uma dobradiça. Caso contrário, a mangueira pode dobrar em uma curva em S e uma instalação deste tipo resultará em movimento excessivo da mangueira, resultando em vida útil reduzida.

  • Movimento alternado

Além da curva, é possível que as extremidades da mangueira também precisam ser movidas. Vários métodos de construção estão disponíveis para isso.

Vida útil através de uma instalação correta

Boas técnicas de instalação são essenciais para uma operação eficiente e vida útil máxima de um sistema hidráulico. Mangueiras e tubos hidráulicos são elementos de fadiga com vida útil limitada.

Eventualmente, esses consumíveis falharão e as técnicas básicas de manutenção não são suficientes para evitar as falhas adequadamente, nem com inspeção visual regular, nem com planos preventivos baseados em tempo. O tempo médio até a falha de um componente pode variar muito dependendo da duração de uso, instalação, ambiente e robustez do produto.

Sobre a Huade

Fundada em 2009, a Huade América é uma subsidiária da empresa Beijing Huade Hydraulic Industrial Group Co., Ltd., especialista no fornecimento de produtos e serviços com principal atuação no mercado de hidráulica industrial e mobil.

Você sabe como funciona o motor orbital? Confira nosso artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2024 | Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing