Função da Chicana em sistemas hidráulicos

A escolha correta e os cuidados no uso do fluido hidráulico são fatores fundamentais na vida útil dos componentes de um sistema hidráulico, altas temperaturas nos sistemas afetam diretamente nas características do fluido e consequentemente no desempenho de todo o maquinário. Entre os componentes que são multitarefas e que colaboram nessa neutralização da temperatura está a chicana, que é parte integral de qualquer reservatório.

Monitorar a temperatura do fluido também é uma parte importante da manutenção do fluido. O óleo superaquecido perde lubricidade e causar falha prematura da vedação do componente.

A chicana é formada por uma ou mais chapas de aço, fixadas no interior do tanque, com função de separar a linha de sucção da bomba das linhas de retorno do maquinário, fazendo com que o óleo tenha que percorrer uma distância maior entre o retorno e a sução, circulando pelo interior do reservatório.

Usabilidade e sistemas adequados. Qual a importância da chicana?

Em um projeto adequado a liberação de bolhas de ar no corpo do óleo lubrificante é feita pela chicana que separa a linha de retorno do fluido da linha de sucção, obrigando o fluido a seguir o fluxo dentro do reservatório e passando por um difusor de troca de calor que suspende as bolhas antes que elas sigam de volta para a bomba hidráulica. Estas bolhas, se seguirem o fluxo sem serem interrompidas podem causar grandes problemas à bomba do equipamento.

As chicanas trabalham para separar o fluxo de retorno do fluxo de entrada, ajudando junto a outros componentes do reservatório na dissipação do calor do fluido. A contaminação é a maior causa de falhas de componentes hidráulicos e manter a sujeira fora do sistema hidráulico não é uma tarefa fácil. Além de filtros canalizados em pontos críticos ao longo do sistema hidráulico, deve-se considerar a contaminação do ar ao redor do reservatório.

Partículas transportadas pelo ar podem entrar no reservatório hidráulico e contaminar o óleo se o reservatório não estiver totalmente fechado. No entanto, devido às mudanças sistêmicas do nível de óleo, um reservatório deve “respirar”.

Um termômetro visual ou medidor de temperatura é recomendado e pode fazer parte do medidor de nível de fluido. Além disso, um interruptor de temperatura pode ser parte do mecanismo do interruptor de nível e conectado a um aviso visual ou circuito de desligamento do sistema.

Sobre a Huade

Fundada em 2009, a Huade América é uma subsidiária da empresa Beijing Huade Hydraulic Industrial Group Co., Ltd., especialista no fornecimento de produtos e serviços com principal atuação no mercado de hidráulica industrial e mobil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2021 | Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing