Servo-acionamentos Hidráulicos, conheça mais

Na indústria, encontrar o melhor modelo, equipamento e componente para o maquinário é a principal preocupação antes de criar uma linha de produção ou utilizá-la como geradora de força para diversas demandas dentro do cotidiano industrial. Na busca por eficiência estão diversos sistemas, entre eles os de acionamentos servo-hidráulicos.

Mas porque são tão peculiares estes sistemas?

Nos últimos anos tem se tornado um comportamento padrão na indústria, combinar a transferência de potência hidráulica com o princípio da fonte de alimentação através da velocidade, sendo até mesmo uma solução eficiente para muitos proprietários.

Com o avanço tecnológico, a necessidade de precisão com menores tolerâncias dos processos produtivos, o controle preciso de maquinários se torna cada vez mais aplicado nas industriais. Por este motivo, é vantajoso mudar de sistemas hidráulicos convencionais com comando padrão para servo-hidráulicos, principalmente se o ciclo do maquinário inclui muitos e longos tempos de pausa, ou então trabalha com carga parcial nas quais nenhuma força hidráulica é retirada.

Estas soluções podem ser uma boa ideia para melhorar significativamente a eficiência energética das máquinas, aumentar a qualidade da produção e ajudar na vida útil do maquinário, consequentemente no bolso do proprietário.

Como funciona o sistema de acionamento servo-hidráulico

Este sistema consiste em um servo-controlador, mais especificamente uma servoválvula incorporada ao sistema, que tem por função controlar, com precisão, tanto a direção do fluxo do fluído como também a vazão. Quando associadas a sensores eletrônicos de realimentação em um sistema de malha fechada, as servoválvulas permitem controles precisos de posicionamento, velocidade e aceleração dos atuadores hidráulicos da ordem de 1 milésimo de milímetro (1 μm).

As servoválvulas são componentes capazes de realizar correções de erros causados por forças externas como vibrações, alterações de grandezas internas referentes ao sistema como temperatura do óleo ou até mesmo imperfeições oriundas da própria válvula, características que as tornam componentes de extrema precisão.

Essas válvulas podem ser encontradas em qualquer sistema que requeira um alto nível de precisão ou resposta rápida do atuador aplicado ao sistema, alguns exemplos de aplicação são em indústrias aeroespaciais ou até mesmo em sistemas de submarinos e espaçonaves.

Sobre a Huade

Fundada em 2009, a Huade América é uma subsidiária da empresa Beijing Huade Hydraulic Industrial Group Co., Ltd., especialista no fornecimento de produtos e serviços com principal atuação no mercado de hidráulica industrial e mobil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Huade © 2021 | Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Uso de Cookies.

Exent | Performance Marketing